Mercado Financeiro

Tensões Geopolíticas Sustentam o Petróleo: Opep+ Surpreende Mercado, Enquanto China Busca Saída em Sistema de Escambo

InfoMoney
Compartilhar:
Tensões Geopolíticas Sustentam o Petróleo: Opep+ Surpreende Mercado, Enquanto China Busca Saída em Sistema de Escambo

Os preços do petróleo Brent e WTI fecharam em alta na última sessão e sustentam os ganhos hoje, impulsionados pela decisão da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados) de elevar a produção em um nível menor do que o esperado pelo mercado para o mês de novembro. A medida alivia os temores de um excesso de oferta e mantém o barril em uma faixa de preço elevada.

Essa alta ocorre em meio a tensões geopolíticas que também sustentam o preço do barril. No radar, fontes do The Wall Street Journal revelaram que a China criou um sistema de “escambo” para manter a relação comercial com o Irã em meio às sanções. Pelo sistema, o petróleo iraniano é enviado para a China e, em troca, empresas chinesas apoiadas pelo Estado constroem infraestrutura no Irã.

A perspectiva mais ampla para o petróleo, no entanto, permanece mista. Analistas apontam que há uma maior probabilidade de os preços caírem abaixo de US$ 60 do que subirem novamente acima de US$ 65 por barril no longo prazo. Contudo, no curto prazo, a decisão da Ope+ e a instabilidade contínua garantem o suporte aos preços.

O cenário do petróleo é crucial para a economia global, pois a alta nos preços eleva os custos operacionais e adiciona pressão inflacionária. A alta na commodity afeta setores como a Petrobras, que já sofre com preocupações sobre dividendos e o embate com o Ibama.

Notícias Relacionadas