Sexta do Terror: Preocupações com a Saúde do Crédito de Bancos Regionais dos EUA Disparam Alerta de Risco Global
O mercado financeiro internacional opera sob forte pressão nesta sexta-feira, 17 de outubro de 2025, devido à renovação dos temores sobre a saúde do crédito nos bancos regionais dos EUA. As ações de grandes instituições financeiras e bancos menores caíram drasticamente após instituições como Zions e Western Alliance reportarem um aumento nos empréstimos inadimplentes.
O novo alerta de crédito foi intensificado pelas recentes falências de duas empresas ligadas à indústria automobilística nos EUA, o que elevou a percepção de risco sobre os padrões de empréstimo. A situação é tão sensível que uma perda de US$ 50 milhões em um banco regional foi suficiente para reacender o sinal de alerta em Wall Street.

O nervosismo se traduz em queda: os índices futuros de Nova York recuam, e as bolsas globais caem, refletindo o medo de uma crise de crédito mais ampla. Contudo, o recuo das bolsas e a turbulência bancária alimentam as apostas em um corte de juros pelo Fed.
Apesar do pessimismo internacional, o Ibovespa Futuro opera em contraste, subindo levemente. Essa resiliência é atribuída à aposta na inflação indexada no Brasil e ao fato de o mercado brasileiro já estar acostumado com alta volatilidade.