Prévia de Lucros: JPMorgan Projeta 3º Trimestre “Bom, Mas Não Excelente” para Bancões do Brasil e Alerta para Inadimplência de PMEs
Os grandes bancos brasileiros (os “bancões”) devem apresentar resultados sólidos, mas sem o brilho de trimestres anteriores, segundo a prévia do JPMorgan para o 3º trimestre de 2025 (3T25). Os analistas do banco apontaram esperar um trimestre “bom, mas não excelente” para o setor.
O principal ponto de atenção no relatório é a qualidade dos ativos. O JPMorgan espera ver alguma deterioração na inadimplência das PMEs (Pequenas e Médias Empresas). No entanto, a inadimplência deve ser controlada, pois os bancos estão aproveitando mais programas governamentais que oferecem carência, o que ajuda a postergar o impacto total.

A avaliação do JPMorgan indica que a atenção dos investidores deve se voltar para a capacidade dos bancos de gerenciar a inadimplência em um cenário de Selic ainda alta. As projeções mantêm a visão de que a segunda metade do ano será marcada pelo foco na qualidade dos ativos e não apenas no volume de empréstimos.
Apesar da cautela, os bancos Bradesco e Banco do Brasil já oferecem o programa ProCred360, iniciativa do governo para micro e pequenas empresas, o que deve ajudar a mitigar o risco de crédito.