Mercado Financeiro

O Novo Risco do Crédito: Crises Corporativas de Ambipar, Braskem e Raízen Abalam o Mercado de Títulos e Preocupam Investidores

Seu Dinheiro
Compartilhar:
O Novo Risco do Crédito: Crises Corporativas de Ambipar, Braskem e Raízen Abalam o Mercado de Títulos e Preocupam Investidores

O mercado de crédito corporativo no Brasil enfrenta uma onda de desconfiança, com as crises de grandes empresas como Ambipar (AMBP3), Braskem (BRKM5) e Raízen (RAIZ4) gerando temores sobre a segurança de seus títulos de dívida. A situação levou o mercado a se perguntar: os títulos dessas empresas “foram de Americanas”?, em referência à crise da varejista.

A crise afeta diretamente quem investiu em títulos de dívidas (debêntures) dessas companhias, tornando o mercado de crédito mais complexo. A participação do controlador na Ambipar caiu para 59,54% em meio à turbulência e ao risco de uma recuperação judicial.

As crises corporativas elevam o risco percebido de calote e pressionam os preços dos títulos no mercado secundário. Analistas alertam que, mesmo com análises aprofundadas, o futuro da economia é imprevisível e as consequências de tais crises podem ser amplas.

O cenário de crise no crédito é o principal tema que mexe com o mercado hoje. A bolsa oscila entre balanços positivos (como o da Alcoa, que quase triplicou o lucro) e a aversão a risco gerada pelas dúvidas sobre a saúde das dívidas corporativas.

Notícias Relacionadas