Alívio Global: Dólar Cai e Ibovespa Futuro Sobe com Comentários “Dovish” de Powell Reforçando Cortes de Juros
Os mercados globais reagiram de forma positiva aos comentários do chair do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, feitos na véspera. As falas de Powell, consideradas “dovish” (brandas), reforçaram as expectativas de mais afrouxamento monetário (cortes nas taxas de juros) ainda este ano.
O otimismo com a política monetária americana se traduziu na queda do dólar à vista, que opera em baixa ante o real e acompanha a tendência global. O Ibovespa Futuro, por sua vez, opera em alta nesta manhã, com o aumento do apetite ao risco dos investidores.

Apesar do otimismo com os juros, a sessão de hoje, 15 de outubro de 2025, é de cautela no Brasil. No radar estão a B3 (B3SA3), que divulgou queda de 4,5% no volume financeiro médio diário em setembro, e a Hapvida (HAPV3), que aprovou um programa de recompra de até 20 milhões de ações.
O mercado também aguarda a divulgação do Livro Bege do Fed e mais balanços de Wall Street, como os do Bank of America e Morgan Stanley. A tese é que os fortes lucros dos bancos devem sustentar o mercado, apesar da crise geopolítica.