Vitória da Renda Fixa: Relator da MP Tributária Admite Reverter Imposto de Renda de 7,5% em LCI e LCA após Pressão do Mercado
O cenário de incerteza sobre a tributação de investimentos pode estar perto de um alívio para a Renda Fixa. Em uma notícia de grande impacto para o mercado, o relator da Medida Provisória que propõe a reforma do Imposto de Renda (MP 1.303) admitiu rever a proposta de tributar as LCIs e LCAs (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio) em 7,5%. A proposta de tributação vinha gerando forte pressão negativa e incerteza no mercado de crédito privado.
A possível reversão na proposta de LCI e LCA é resultado da intensa negociação entre o Ministério da Fazenda e o Congresso, que tenta desidratar a MP para garantir sua aprovação. A manutenção da isenção desses papéis é crucial, pois eles são fontes primárias de financiamento para os setores imobiliário e do agronegócio, sendo muito populares entre investidores de varejo e grandes fundos.

A MP ainda prevê uma alíquota única de IR de 17,5% para outros investimentos, buscando simplificar o sistema. A agenda desta terça-feira, 8 de Outubro de 2025, segue com foco na Câmara dos Deputados, onde ocorre uma audiência pública para discutir os impactos do mercado ilegal de bebidas.
Caso a isenção de LCI e LCA seja mantida, o mercado de Renda Fixa ganhará um impulso adicional, já que esses títulos oferecem segurança e atratividade, especialmente em comparação com o Tesouro Direto, cujas taxas ainda estão elevadas.